Rua Antonina Coelho, 100 sala 101
32 98809-5930
contato@movimentopilatesuba.com.br

Os Exercícios Podem Melhorar As Dores No Nervo Ciático?

Os Exercícios Podem Melhorar As Dores No Nervo Ciático?

Dores No Nervo Ciático

O nervo ciático é um nervo muito grande. Ele vai desde a parte mais inferior das nossas costas e chega às pernas. E sentir dor ciática não é nada incomum.

Dores No Nervo Ciático

E como o nervo é grande, essa dor é sentida em toda a extensão das costas às pernas. Para você saber se está com a dor ciática, é simples.

Basta se deitar no chão, de costas para baixo, com as pernas retas e esticadas, e então levantar a perna que estiver doendo até formar um ângulo de 45 graus.

A dor pode ser sentida em diferentes regiões, como nas coxas, nos pés ou nos glúteos. E, em geral, é uma dor bem forte. Porém, isso não confirma a ciatalgia com muita precisão.

Caso você esteja sentindo essa dor, é importante consultar um médico para que ele possa dar um diagnóstico mais preciso e prescrever os remédios adequados, se for o caso.

Mas a dor ciática também pode ser resolvida com exercícios. Eles podem aliviar muito a dor, mas caso ela esteja muito intensa, talvez não seja a melhor opção, o ideal é seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta.

Quando o problema for resolvido, é muito importante que a pessoa comece a fazer exercícios nessa região para que ela seja fortalecida. A prática de exercícios pode evitar que essa região volte a doer.

Apenas tome cuidado na hora de fazer os exercícios. Não é qualquer tipo de exercício que pode ser feito. Alguns podem piorar ainda mais a condição. Por isso, se você quiser saber os melhores exercícios recomendados para esses casos, dê uma conferida abaixo no que eu separei para você!

Agachamento e Bird Dog Podem Ajudar Com o Problema

Agachamento E Bird Dog

Dois exercícios recomendados para quem está com dores no nervo ciático são o Bird Dog e os agachamentos.

Para realizar o exercício, você precisa ficar apoiado no chão com as duas mãos e os dois joelhos. Então, faça um movimento leve levantando um braço e a perna oposta, e em seguida repita o movimento do outro lado.

Tome o cuidado de não mexer a coluna durante esse exercício. Ao mesmo tempo, você deve manter a musculatura do abdômen e da pélvis bem contraída.

Uma das causas da dor deve-se à compressão do nervo por parte do músculo piriforme, que fica localizado nos glúteos.

Por isso, exercícios como agachamentos são tão importantes. Eles trabalham muito bem essa região dos glúteos e fortalecem a musculatura.

Contudo, é importante que esses grupamentos musculares sejam treinados e fortalecidos para outras ocasiões, e não somente para melhorar a ciática.

É importante manter essa região fortalecida para que a sua postura melhore, assim como o seu desempenho em outras atividades, até mesmo em esportes ou na academia.

Caso você esteja com dores no nervo ciático, é importante que assim que curar esse problema passe a praticar atividades físicas com regularidade.

O sedentarismo é um dos grandes causadores da dor no nervo ciático. E, além disso, não ajuda a prevenir esse tipo de problema! E já para quem sofre com esse problema, é ainda mais importante manter uma atividade física regularmente no dia a dia. Consulte um médico ou um fisioterapeuta para saber exatamente o que você pode fazer.

O Pilates Pode Ser a Solução

Pilates - Dores No Nervo Ciático

Outra maneira de você curar a sua dor no ciático e prevenir um problema futuro é praticar pilates. A atividade ajuda (e muito) a melhorar a postura, que é justamente um grande causador desse problema.

Quanto melhor for a sua postura, menos problemas você terá nessa região. Além disso, o pilates também vai ajudar a fortalecer a musculatura da região, o que também colabora para que o problema não surja com tanta facilidade.

Como o pilates ajuda a trabalhar diferentes grupamentos ao mesmo tempo, pode ser uma solução mais rápida e viável se compararmos à musculação, por exemplo.

Sem contar que com o pilates você aprenderá a se alongar e a respirar corretamente. Tudo isso em conjunto será fundamental para que você melhore a sua dor no nervo ciático e ainda se previna contra muitos outros problemas de saúde!

O que você achou das dicas de hoje sobre como melhorar a dor no nervo ciático? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar essas informações em suas redes sociais e com pessoas que você conheça que sofrem desse problema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta