Rua Antonina Coelho, 100 sala 101
32 98809-5930
contato@movimentopilatesuba.com.br

Como o Pilates Pode Ajudar No Tratamento Da Hérnia De Disco?

Como o Pilates Pode Ajudar No Tratamento Da Hérnia De Disco?

Tratamento Da Hérnia De Disco

A Hérnia de Disco é considerada hoje em dia uma patologia muito comum e atinge a maior parte da população mundial.

Tratamento Da Hérnia De Disco

Esse problema é muito mais comum na região da lombar, que é a região das costas que mais suporta pesos.

Esse problema é originado a partir do deslocamento de um disco intervertebral. Quando ele se desloca, acaba comprimindo as raízes nervosas que têm sua origem na medula espinhal.

Porém, nem sempre esse problema causa dor. Tanto é que 20% das pessoas que têm esse problema não sofrem com dores.

Além disso, aproximadamente 80% das dores que esse problema causa acabam em cerca de 2 meses. Infelizmente, os outros 20% acabam levando esse problema para a vida toda.

Alguns dos problemas mais comuns que dão origem à Hérnia de Disco são excesso de peso ou prática de atividades físicas que sobrecarregam demais as costas.

Alguns estudos apontam também fatores genéticos como uma possível causa para esse problema, embora não haja ainda nenhum estudo que comprove de fato.

Uma pessoa que tenha esse problema deve seguir as orientações de um médico ou fisioterapeuta.

Geralmente, o tratamento inicial se dá à base de medicamentos e repouso. Cerca de 80% dos casos são resolvidos dessa forma. Em alguns casos mais severos, o paciente pode precisar passar por cirurgias.

Mas, além desse tratamento, há ainda a possibilidade de a pessoa praticar pilates, que pode melhorar bastante essa condição.

Porém, não é recomendado fazer nenhum tipo de atividade caso a dor esteja muito intensa. Nesse caso, procure um médico ou fisioterapeuta para seguir as orientações corretamente.

Quer saber mais sobre como o pilates pode resolver o problema de Hérnia de Disco? Então confira abaixo as informações que eu separei hoje para você!

Como o Pilates Ajuda a Melhorar Os Sintomas Da Hérnia De Disco?

Pilates - Tratamento Da Hérnia De Disco

Exercícios como o pilates são muito eficientes para quem tem esse problema, já que os discos vertebrais acabam ganhando mais espaçamento. 

A prática do pilates pode ajudar a estabilizar novamente a região, fazendo com que a pessoa deixe de sentir dor.

O pilates faz com que os músculos se tornem mais flexíveis, ao mesmo tempo em que permite um alongamento com maior amplitude. Isso ajuda bastante a reduzir as dores causadas por esse problema de saúde.

E se você tem esse problema, não se assuste, porque em média, apenas 2% dos casos requerem algum tipo de cirurgia. Os outros 98% podem ser revertidos com uma atividade física como o pilates.

Existem alguns fatores de risco para a formação desse problema de saúde, e por isso você deve ficar mais atento (a) e eles:

  • Fatores genéticos;
  • Músculos enfraquecidos (daí a importância de se comer bem e praticar atividades como pilates e musculação);
  • Excesso de peso;
  • Sedentarismo;
  • Movimentos repetitivos que exigem muito esforço do corpo, como por exemplo alguns trabalhos braçais;

Se você já tem Hérnia de Disco e está praticando o pilates, é importante seguir praticando no seu dia a dia enquanto houver recomendação do seu médico ou fisioterapeuta.

Além disso, é preciso tomar um extremo cuidado com os pesos que você for carregar. Durante esse período, é importante evitar atividades físicas como musculação, que podem sobrecarregar demais essa região.

Quando você iniciar as aulas de pilates, é importante que as primeiras aulas sejam mais focadas em fortalecer o músculo transverso do abdômen.

Conclusão

Como o pilates ajuda a reeducar a nossa postura e a estabilização muscular, pode ser uma ótima alternativa para tratar a Hérnia de Disco.

Não se esqueça de antes consultar seu médico ou fisioterapeuta para saber qual o melhor tipo de movimento para o seu caso específico.

Gostou das dicas de hoje para melhorar a Hérnia de Disco com pilates? Então deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais!

Em breve traremos mais conteúdos relacionados a terapias para melhorar dores nas costas. Portanto, fique de olho nas novidades do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta