Rua Antonina Coelho, 100 sala 101
32 98809-5930
contato@movimentopilatesuba.com.br

Dor nas Costas? Faça Esses 3 Exercícios e Terá Alívio Rapidamente

Dor nas Costas? Faça Esses 3 Exercícios e Terá Alívio Rapidamente

Dor nas Costas

Sabe-se que diferentes fatores podem estar associados ao surgimento de dores nas costas e outros sintomas, especialmente, na região lombar.

Dor nas Costas

Considerar o repouso prolongado a melhor opção durante uma crise de dores crônicas nas costas pode se tornar um grande problema. Em outras palavras o repouso na maioria dos casos produz uma aparente sensação de alívio das dores, sem, contudo, solucioná-las.

Atualmente várias pesquisas tem mostrado que os movimentos de forma gradual e supervisionados por um profissional habilitado tem sido a melhor opção para tratamento dos problemas da coluna ou relacionados a ela.

Os exercícios físicos são grandes aliados tanto no caso de pessoas que já sofrem com dores nas costas, quanto para aquelas que desejam prevenir o problema.

Movimentos com foco no fortalecimento de determinados grupos musculares e no alongamento de outros, ajudam a melhorar a sustentação da coluna, o que, naturalmente, diminui a sobrecarga de diversas estruturas, como ligamentos e discos.

Recomendações Para a Prática de Exercícios Físicos:

Recomendações Para a Prática de Exercícios Físicos:
  • Evitar atividades físicas que promovam impactos ou microimpactos.
  • Ao final da atividade, incluir pelo menos um exercício de alongamento/relaxamento para musculatura adjacente às regiões da coluna vertebral acometidas pelo desconforto.
  • Ao realizar caminhadas, evitar passada muito ampla e terrenos desnivelados.
  • Devido as compressões nervosas na região lombar, os alongamentos deverão ser realizados com bastante cautela, visto que um alongamento neural intenso ou prolongado demais pode comprometer a função nervosa.
  • Evitar quaisquer movimentos que produzam dor/desconforto na região acometida da coluna vertebral.

3 Alongamentos Para Ter Alívio Imediato da Dor na Lombar

Alguns exercícios que se feitos diariamente podem auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio muscular e da flexibilidade que, por sua vez, auxiliam na correção da postura.

Em casa mesmo, antes de dormir ou assim que acordar, exercícios simples podem ser feitos sem nenhuma dificuldade, auxiliando no alívio de dores nas costas:

  • Deitado em uma superfície não muito macia, expire e, ao inspirar o ar, aumente mais a curvatura lombar, movimentando apenas o quadril para cima, sem perder o apoio do solo. Expire o ar e apoie toda a região da coluna lombar. Todos os movimentos devem ser feitos de forma lenta e ampla. Fazer esse movimento 15 vezes.
  • Sentado em uma cadeira, com o joelho na mesma altura do quadril, ficar bem apoiado com os bumbuns, uma perna cruzada sobre a outra com apoio da região da canela na coxa oposta e as mãos segurando próximo a canela, inspire e, ao expirar faça o movimento de balancinhos leve com o tronco para frente e para trás. Fazer 10 movimentos de cada lado.
  • Sentado em uma cadeira, como na posição anterior, só que dessa vez a perna fica cruzada sobre a outra com apoio da coxa na coxa oposta, uma mão segura a canela e a outra a coxa puxando a perna para próximo do tronco. Inspire e ao expirar fazer o movimento de balancinhos leve com o tronco para frente e para trás. Fazer 10 movimentos de cada lado.

No vídeo abaixo eu ensino como fazer os movimentos. Não deixe de ver!

Considerações Finais

Conclui-se que a prática de exercícios devem fazer parte da rotina de quem sente dores na coluna. No entanto, essa prática deve ser orientada e indicada por um profissional competente, caso contrário podem surgir os mais diversos tipos de problemas, além do agravamento das dores.

Ao fazer os exercícios apresentados acima, você poderá melhorar consideravelmente o seu problema na coluna e aliviar as dores de maneira permanente.

Em outras palavras, o alívio das dores depende de você.

O que você achou sobre as dicas de hoje para dores nas costas? Se você gostou do post, deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar essas informações em suas redes sociais e com pessoas próximas a você que podem sofrer desse tipo de problema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta