Rua Antonina Coelho, 100 sala 101
32 98809-5930
contato@movimentopilatesuba.com.br

O Pilates Ajuda a Reduzir a Dor Nas Costas?

O Pilates Ajuda a Reduzir a Dor Nas Costas?

O pilates é uma prática essencial para quem quer melhorar a postura e fortalecer a musculatura.

Inclusive, o pilates ajuda a reduzir as dores nas costas, já que ele ajuda a fortalecer os músculos que dão suporte à coluna vertebral.

A grande maioria das pessoas que sofre de dor nas costas desenvolvem esse problema devido a uma má postura.

Isso acontece principalmente porque a maioria das pessoas tem dificuldade para se sentar corretamente durante horas, seja na faculdade, no trabalho ou no banco de um carro.

E o que acontece? Tendo uma má postura, os músculos da coluna acabam sendo enfraquecidos. E, consequentemente, a pessoa não consegue mais manter uma boa postura no dia a dia.

A solução para esse problema é simples: faça pilates!

Uma porcentagem enorme de pessoas no mundo sofre de dores nas costas. E quem ainda não teve, provavelmente terá um dia. Portanto, para evitar esse problema, que tal começar a praticar o pilates antes mesmo de sentir esse tipo de dor?

O pilates possui uma metologia que faz a pessoa criar mais consciência sobre a própria postura. A prática é focada em 3 pontos principais:

  • Controle dos músculos do corpo;
  • Respiração;
  • Concentração;

Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Apesar de o pilates ser uma excelente atividade física para melhorar a postura e acabar com a dor nas costas, é preciso antes ter um diagnóstico para ter a certeza de que a prática não piore ainda mais a situação da pessoa.

Alguns estudos já chegaram à conclusão de que o músculo transverso do abdômen desempenha um papel muito importante na estabilidade da região da lombar.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, confira alguns estudos clicando aqui!

Esse músculo permanecem bem ativo durante a rotação da coluna, e um dos principais responsáveis pelo seu suporte. 

Porém, estudos mostram que esse músculo possui um braço utilizado para o torque de rotação com movimentos bem limitados.

Alguns Cuidados Para o Tratamento Da Dor Na Coluna

Embora o pilates seja uma excelente atividade física para tratar a dor na coluna, o paciente precisa tomar alguns cuidados antes de iniciar a prática.

A dor na coluna pode atingir três áreas principais distintas:

  • Região da lombar;
  • Dorsal;
  • Cervical;

Dependendo do grau de intensidade de dor que o paciente tiver, é necessário tomar medicamentos, como analgésicos ou relaxantes musculares.

No entanto, às vezes só os remédios não são suficientes. Pode ser necessário partir para um tratamento médico mais intenso.

Mesmo antes de começar a praticar o pilates, é recomendado consultar um médico para saber se existem limitações e recomendações especiais.

Ao começar o pilates, uma pessoa que esteja sofrendo com dores nas costas deve evitar a todo custo fazer movimentos bruscos, com alta amplitude e rotação.

A OMS já estima que mais de 85% da população mundial tenha sofrido ou ainda sofre com dores na coluna.

Mudar essa situação não é impossível. Através do fortalecimento da musculatura das costas é possível reduzir bastante os sintomas.

Isso serve tanto para quem já teve dores e não quer passar por esse problema novamente quanto para quem nunca teve e apenas quer se prevenir desse problema.

O pilates é uma excelente atividade física para quem quer resolver o problema de dor nas costas. A prática ajuda a pessoa a corrigir a postura, fortalecer os músculos e atingir o equilíbrio. 

Além disso, a pessoa aprende também a respirar melhor, o que ajuda a relaxar a mente e a musculatura, diminuindo os sintomas das dores na coluna.

O que você achou sobre as dicas de hoje de pilates para dores nas costas? Se você gostou do post, deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar essas informações em suas redes sociais e com pessoas próximas a você que podem sofrer desse tipo de problema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta