Rua Antonina Coelho, 100 sala 101
32 98809-5930
contato@movimentopilatesuba.com.br

Pilates Emagrece?

Pilates Emagrece?

Será que o Pilates emagrece mesmo? Essa, sem dúvida, é a questão mais recorrente entre clientes que tem como meta perder peso.

Acontece que às vezes até mesmo profissionais ficam na dúvida sobre o que responder. E, por isso, esse assunto acaba gerando muita confusão.

Por isso, hoje vamos esclarecer essas e outras dúvidas que você pode ter sobre o Pilates!

Bom, para começar, sim, o Pilates ajuda a emagrecer, mas definitivamente não é o seu principal objetivo. O principal objetivo da prática é fortalecer o corpo como um todo e estabelecer um equilíbrio entre todas as suas forças e funções.

A prática melhora (e muito) a postura corporal, porque ela ajuda a pessoa a criar mais consciência sobre os próprios movimentos corporais. Além disso, ajuda a fortalecer algumas regiões do corpo, como o abdômen, e melhora consideravelmente o movimento de nossas articulações. O Pilates pode parecer uma atividade física simples, mas não é.

Além de exigir consciência corporal e força física, cada movimento age de uma forma específica sobre cada agrupamento muscular. Outro benefício do Pilates é o fato de ele ajudar a acelerar o nosso metabolismo. E por conta disso, por tabela ele acaba ajudando a emagrecer, embora não seja o seu principal objetivo.

Por isso, se o seu principal objetivo é emagrecer, eu não recomendo que busque o Pilates como principal atividade. Ele pode e deve complementar suas atividades, mas é importante que você faça também algum exercício aeróbico e que mantenha sua alimentação saudável e balanceada.

Outro ponto a ser destacado é que o Pilates pode ajudar a definir alguns agrupamentos musculares.

Mas se o seu objetivo também ganhar massa magra, o Pilates definitivamente não é a melhor opção. Nesse caso, eu recomendaria que você fizesse alguma atividade como musculação.

Pilates É Indicado Para Pessoas Acima Do Peso?

Sim! O Pilates é indicado para quem está acima do peso, embora o principal objetivo não seja emagrecer.

Pareceu um pouco contraditório? Calma, eu explico para você.

O excesso de peso pode gerar inúmeros problemas para a saúde, que vão desde insônia a colesterol alto e diabetes. Por causa disso, pessoas que estão acima do peso precisam fazer outros tratamentos que não sejam apenas para diminuir a gordura do corpo.

Depois que esses problemas são desenvolvidos, tratamentos paralelos são necessários. Não adianta mais ir somente na raiz, que é o excesso de gordura. A questão é que o Pilates pode ser uma boa alternativa para quem está acima do peso.

Não porque ele ajuda a emagrecer, mas porque é uma atividade muito saudável que pode melhorar dores nas articulações e colocar os órgãos em equilíbrio.

Não é incomum que pessoas obesas sintam muita dor nas articulações devido ao peso. Muitas atividades físicas pioram essa condição, já que acabam impactando muito ligamentos e articulações.

Além disso, é uma atividade que quebra qualquer tipo de monotonia, sendo interessante não somente para as pessoas acima do peso, mas para qualquer pessoa que não gosta muito de atividades monótonas como a musculação (a não ser que o objetivo seja emagrecer ou hipertrofia – nesse caso é melhor permanecer na musculação).

E, falando nisso, já fica mais mais uma dica para você. Pilates não substitui a musculação! Isso porque a musculação trabalha com o objetivo de hipertrofiar a musculatura.

Já o Pilates tem o intuito de equilibrar os movimentos no nosso corpo.Portanto, o ideal é que você faça as duas atividades, que podem ser um excelente complemento uma para a outra!

Os dois juntos podem proporcionar muitos benefícios para o corpo, mas é preciso saber equilibrar bem as duas atividades e não exagerar na dose em nenhuma delas.

Conclusão

Se o seu principal objetivo é emagrecer, então eu tenho duas dicas para você.

A primeira é para que você busque uma atividade física aeróbica, como correr, caminhar, pular corda, nadar ou andar de bicicleta. Essas atividades não só fortalecem o corpo e o coração, como previnem o seu organismo contra uma série de doenças causadas pelo sedentarismo.

E, claro, são excelentes para quem quer perder peso, já que queimam muitas calorias em um curto período de tempo. Minha segunda dica é para que você clique aqui para conhecer o curso Dieta de 21 Dias.

Desenvolvido pelo Dr. Rodolfo, esse curso reúne um grande aprendizado sobre alimentação saudável e como ela pode ajudar você a emagrecer até 10 quilos em um mês!

Na verdade, em apenas 21 dias você já pode começar a notar a diferença no seu corpo. E isso sem precisar ir à academia, cortar tudo o que você mais gosta de comer ou fazer dietas malucas e restritivas.

Se você gostou da ideia, é só clicar aqui!

O que você achou sobre as dicas de hoje sobre Pilates? Se você gostou, deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe esse post em suas redes sociais e com amigos que também têm essa dúvida sobre a prática do Pilates!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta